LuiZa ou LuíSa? Eis a Resposta

março 25, 2008

_mg_4793.jpg

Quando alguém nasce em uma família judia não recebe um nome imediatamente. Os pais convivem com o bebê um tempo. Conhecem mais sobre o temperamento, refletem sobre as circunstancias do parto e avaliam o histórico da gestação. Após esse processo escolhem cuidadosamente um nome que possa traduzir todos estes eventos em uma só palavra. Consulte sua bíblia e vai encontrar exemplos clássicos de nomes com significados lindos até alguns que dão arrepios quando descobrimos o sentido.

Por exemplo. Emanuel significa: Deus Conosco. Já Mara seria: Amarga

Mas se você se chama Mara não fique chateada, conheço Maras que são um doce e uns Emanueis que não querem nem saber de Deus.

Aqui no ocidente a coisa corre mais frouxa.

Cada um tem seu jeito de escolher o nome ideal para o filho. Alguns decidem por causa do som sofisticado da palavra, (Uxley Jason) outros querem homenagear figuras importantes (Wolfgan Amadeus Mozart da Silva), apaixonados juntam os nomes dos pais (Jairinho e Cassiane tiveram uma filha registrada como Jayanne) e falando nela tem os que adoram enfeitar enchendo os nomes com três N’s, vários Y’s e uma enxurrada de T’s.

Mas afinal de contas existe nome ideal?

Trabalhando por três anos num cartório lidei diariamente com prenomes dos mais simples aos totalmente exóticos. Tinha gente registrada como Antão, Mac Donald, Maicon Jequison além dos gêmeos Difuntino e Reduzino. Era uma festa. Em 1973 o governo resolveu colocar um freio na criatividade brasileira. Os cartórios hoje são proibidos de registrar nomes que possam colocar as crianças em situação vexatória. Mas como explicar a uma mamãe que Epistilênio é um nome, hum, bem, arf, um pouquinho inadequado?

Como a maioria dos brasileiros meu nome foi escolhido de forma bem peculiar. Sou Clayton por causa de uma marca de margarina.

Você já passou Claybom no pão de manhã antes de sair?

Se a resposta for sim. Lembre-se de mim no próximo intervalo para o cafezinho com biscoitos. Minha mãe ama margarina e achava lindo o nome da empresa que até 1986 fabricava a bendita.Anderson Clayton Inc.

Daí surgiu à vontade de ter dois filhos, um chamado Anderson e outro Clayton.Meu irmão seria batizado como Anderson, no entanto uma Tia que também curtia pão com manteiga teve seu filho dias antes do meu irmão nascer, por isso meus pais resolveram com Cléverson.

Agora tinha chegado minha vez de escolher o nome para uma filha.

Decidir por Julia tecnicamente foi fácil. Minha esposa já tinha esse nome desde o dia em que começamos a namorar. No segundo filho tínhamos decidido que se fosse menino seria batizado como Bernardo, já para menina gostávamos muito de LuíSa ou seria LuiZa???

No inicio não gastamos muitos neurônios pensando nisso porque ainda existia a possibilidade de termos um menino, hipótese que se dissolveu nos primeiros meses de gestação. Teríamos mais uma menina. Então hora de por a mão na massa e decidir qual a grafia correta. De cara começamos uma pesquisa informal juntos aos amigos e parentes. Deu LuiZa na cabeça.

Um dia fui garimpar num dicionário de prenomes e descobri que LuiZa com Z nem era mencionado, só existia LuiSa entre os verbetes. Resolvemos dar uma pesquisada e descobrimos o seguinte.

Para começar LuiZa ou LuíSa é o equivalente feminino de LuiS ou LuiZ.

Nome de origem germânica que em alemão arcaico é formado por duas palavrinhas:

Hlud – Fama e Wig – Guerra = Hludwig.

O que numa interpretação ao pé da letra seria “Guerreiro Famoso”

A forma latina do mesmo prenome é: Clodovicus e posteriormente Ludovicus.

Em francês antigo Looïs no moderno Louis.

Esse nome começou a ficar muito popular na Península Ibérica devido ao carisma de um rei francês chamado Luís IX e já foi utilizado por mais de dezoitoreis da França. Chique hein?

Aqui na nossa terrinha o nome foi “abrasileirado” ganhando versões (vai saber por que) com Z, ou seja, Luís se transformou em Luiz.

De acordo com as normas ortográficas vigentes LuiZ não é a forma correta de se escrever. No entanto tantas pessoas já foram registradas dessa forma que ninguém liga mais.

Assim as LuíSas seguiram pela mesma trilha transformando se em   LuiZas.

Isso é mais comum do que parece. Chamo-me Clayton, porque a fonte de inspiração dos meus pais foi uma empresa gringa e eles reproduziram a ortografia do prenome letra por letra, entretanto o mais comum é encontrar versões tupiniquins como: Cleyton, Cleiton, Cleito, Cleitu, Cleitom e por ai vai…

No fim a decisão é mais pessoal do que qualquer coisa.

Particularmente acho o Z muito quadrado. Sinto atração pelo S mais redondinho e delicado. Quando escrevo a mão também sinto que LuíSa flui de forma mais fácil.

Dias antes de registrar encontrei uma garotinha de uns 7 anos que se chamava LuíSa com S. Não resisti a pergunta.

– Você é feliz com o S?– Claro! Porque não seria?

Papo encerrado. Contrariando 96% das opiniões de pessoas próximas e distantes decidimos registrar nossa segunda filhinha como

Luísa Tabosa Oliveira.

A Palavra ensina: Mais vale o bom nome que as muitas riquezas.

E com certeza um bom nome é feito de muito mais do que detalhes como o S ou o Z. Um bom nome é fruto de caráter, integridade, ética, honestidade, sabedoria e todas estas coisas que andam tão em falta ultimamente.

Como pais queremos transmitir todos esses valores para nossas pequenas e isso com certeza é feito de um material muito mais complexo do que a fila de letrinhas utilizada para se referir a pessoas que podem as vezes até ter o mesmo nome, mas que com certeza são únicas.    

Anúncios

35 Respostas to “LuiZa ou LuíSa? Eis a Resposta”

    • luiz Says:

      eu acho o luis muitosaquanido por que tem que botar o ´acento agudo j o luiz nõ por que a minh familia toda tem o luiz no nome veja, joão luiz, maneol luiz, jorge luiz e moises luiz

  1. Jenny Says:

    eeeeeeita
    finalmente hein xD
    ja ia perguntar mas tava meio sem graça e talz XD
    iUHAIsuhIUAhs
    que bom! eu axo mais bunito luiza mas luisa tbm eh legal (Y)
    eh essa historia dos nomes infeitados realmente eh meio chata xD
    meu nome eh Jennyffer com 2 n’s y e 2 f’s
    uAHsiuhAsui
    tudo porcausa dakele seriado do casal 20
    Jennyffer e Jhonatan xD
    ele seria meu irmão mas nao deu =[
    ^^
    felicidades ae com as filhotas e a esposa linda que vc tem SR CLAYBOM uHAsiuhIUHAS
    desculpa mas nao resisti xD
    uHAisuhAIUhs
    ah que Deus abençoe tbm a gravação do novo cd ^^

  2. Thatiane Says:

    Amei esse o texto,pelo simples fato da sua criatividade de passar informações com um humor “único”!!

    Que Deus te abençoe cada vez mais!!!

    Thati.

  3. luisa tardem Says:

    Também amei o seu texto,
    adoro pesquisar coisas sobre o meu nome e você me ajudou muito nisso,obrigada.
    e com certeza você fez a escolha certa em relação a dúvida, com z ou s?
    meu nome é com s e sou muito feliz por isso,não me imaginaria com z,Luisa é muito mais bonito.

    e a sua filha gosta do nome dela?

  4. karen Says:

    mãe de segunda viagem – mas no meu caso estava indecisa: LUÍS com S ou com Z, como vocês realizei uma pesquisa entre amigos e deu Z, mas mesmo assim não me convenci, será que era a maneira correta de escrever? Enfim, diante de várias pesquisas na internet encontrei vcs e está DECIDIDO: será LUÍS !!!!!!! Obrigada…….mamãe e LUíS HENRIQUE agradecem !!!! OBS.: Luisa é um nome lindo !!!!!

  5. Luisa Says:

    eu acho tanto Luisa quanto Luiza um nome LINDO.
    AMO demaaais meu nome *—-*
    sou muiito feliz me chamaando Luisa 😀

  6. Luiza Says:

    eu ainda acho que o correto é com Z !
    é muito mais boniiito.
    amo meu nomezinho 😉

    e LuiZa é com Z 😀

  7. Gisele Says:

    Amei tudo o que voce escreveu…
    A nossa gatinha é Luísa, simplesmente pq amo este nome sem ter ao menos pesquisados e sabido tantas coisas interessantes sobre ele. Aqui em casa surgiu a dúvida sobre o S ou Z. Acertamos! Vc provou que o S sempre foi o correto, contrariando muita gente que me diz (ainda) que o correto é com Z…
    Valeu.
    Gisele

  8. Ederson Lima Says:

    bom… minha filha vai nascer em julho, provavelmente no dia 20…
    e o nome dela será Ana Luísa…
    LuíSa (com S) e ainda com acento no (i)…
    primeiro estávamos certos de que seria com Z e sem acento… e depois de tanto escrever e olhar para o papel… gostamos mais do (s)…
    mas eu também gosto de LuiZa…
    bom… eh isso…
    o que importa é que a minha filha será a menina dos meus olhos… mas o nome já está decidido

    ANA LUÍSA….

    abraços…

    Ederson (Limeira-SP)

  9. Rosângela Says:

    Muito obrigada pela resposta, mas minha Luíza é com Z e eu nem sonhava que havia razões históricas para isso. De qq forma, se ela, um dia perguntar, digo que abrasileirei o nome. rsrsrs

  10. danielle Says:

    poxaaa amei ver essa matéria pq ahei que eu estava errada em colocar o nome da minha filha com s afff acho esse nome lindooo Ana luisa o maor da minha vida

  11. Luísa Says:

    Nossa, eu gosto muito do meu nome, muitas vezes tenho que dar palestras para explicar porque é com S e acento, rsrs meus pais decidiram o nome porque tinham um dicionário de nomes e leram antes de eu nascer, gostaram do significado e viram que o dicionário dizia que o nome era com S e acento, depois nasceu meu irmão: Luís Gustavo, seguiu o S.rsrs

  12. Alice Says:

    As duas formas estão corretas.Ou melhor, as QUATRO formas:
    Luísa
    Luíza
    Luisa
    Luiza
    Mas LUÍZA[COM Z e ACENTO] fica feio,estranho. Gosto com S acentuado e Z não-acentuado…
    Mas prefiro LUÍSA!
    😀

  13. Luiza Says:

    Bem gostei de saber a história mais particularmente eu prefiro luiza com Z e não com S vou explicar porque :
    -Não tenho nada contra com a letra S mais pra mim Luiza com S fica parecendo Luissa e se fala Luiza e não Luisa .O som do nome não é com S se fosse com S seria outra nome . E minha tatarávo italiana se chamava Luiza (por isso tenho esse nome ) e foi lá que surgiu o nome e lá que o latim nasceu .
    Prefiro Luiza com Z e sem acento .

    • Ana Says:

      O fato de você se chamar Luiza é totalmente respeitável e justificável, agora, esse negócio de dizer que Luísa parece luissa não tem nada há ver.

      Qualquer um que foi à escola sabe que um único “s” entre duas vogais tem som de “z”…

      Veja: casa, vaso, coisa, faisão, mausoléu, lousa, Neusa, Brasil, Sousa, cheiroso, manhoso, gasoso

    • Maria Luisa Says:

      Meu nome é Maria Luisa e nunca na chamada da escola algum professor pronunciou “Maria Luissa” todos sabemos que S tem som de Z assim como a palavra casa ou vc por acaso lê “cassa”? É questão de gosto e a grafia correta é Luisa 😉

  14. FERNANDO Says:

    OLÁ CLAYTON!
    GOSTEI MUITO DA SUA MATÉRIA. EM JUNHO VOU TER A MINHA PRIMEIRA FILHA, LOGO QUE MINHA ESPOSA FICOU GRÁVIDA JÁ TÍNHAMOS “LUIZA” COMO PRIMEIRA OPÇÃO. DEPOIS DESSA MATÉRIA TEREI QUE CONVERSAR COM MINHA ESPOSA E DECIDIR QUAL A MELHOR OPÇÃO. DE QUALQUER FORMA, DESEJO FELICIDADES PARA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA. VIVA AS “LUIZAS” OU “LUÍSAS”!

  15. Ana Lucia Says:

    Estou grávida e minha princesinha se chamará LUÍSA, com S e acento. Eu particularmente acho mais bonitinho e mais meigo… Mas não cheguei a fazer uma pesquisa tão completa quanto vocês!

  16. Luisa Says:

    Escrevemos S as palavras femininas terminas em “isa”. Exemplo? Poetisa – Profetisa – Heloisa – Marisa – Luisa

  17. Glauber Says:

    Minha filha se chama LUÍSA (com ‘S’ e acento no ‘i’).

    Se não colocar acento, fica “LÚISA”, com a tônica no “U” formando um ditongo decrescente.

    O “S” eu nem discuto, a origem francesa da palavra é com “S”, e como você disse no seu texto há 2 anos, escrever com “Z” é menos confortável, e quebra a fluidez da palavra.

    Também não gosto de nomes duplos (Maria luísa, Ana Luísa, Lalalala Luísa, etc).

    Simplesmente LUÍSA, palavra única, forte, fluida e bela.

    =-)

  18. Cristina Says:

    Olá!
    Adorei o texto sobre Luísa ou Luiza! Eu e meu marido estamos neste dilema. Pois queremos que nossa filha que está para nascer se chame Luísa. Adorei a explicação. Se puder me indicar o livro que leu adoraria, pode me encaminhar o nome via e-mail.
    Desde já agradeço!!! Parabéns pelo blog!
    Abraço, Cristina

  19. sandra Says:

    pois é também tive dúvidas sobre a maneira correta de escrever LUIZA,optei por z,pois achei melhor,e combinaria melhor com sobrenome DINIZ,ESPERO QUE MINHA FILHA TAMBÉM GOSTE.

  20. Aldo Says:

    Texto muito bem escrito. Sou pai de “Ana Luiza”. Escolhi a grafia mais popular. Abração e parabéns!

  21. Ray Says:

    Por que ninguém falou pra minha mãe que o meu nome era esquisito demais e que poderia ser frustrante na escola? kkkkkkk.

    Pensa… meu nome é RAYATH, cheio de frescuras e dificuldades assim mesmo… Não faço a menor ideia de onde mamãe tirou esse nome…

    Nos tempos de escola, sempre tinha um engraçadinho para fazer gracinhas com o meu nome… E os professores? Eram poucos os que acertavam pelo menos a pronúncia de primeira…

    Agora graças a Deus eu já me conformei e até gosto do meu nome. Tenho sido muito abençoada :)E tenho amigos que preferem me chamar de Ray, porque é mais fácil e prático hahaha…

    Mas, me pergunta se algum de meus filhos vai ter nome complicado. De jeito nenhum!!! rsrsrs

    Deus abençõe a todos!!! 😀

  22. Anderson Says:

    Tava procurando pela diferença entre Luiz e Luis e cai aqui nesse site, gostei do seu texto. Mas to comentando aqui o seguinte, me chamo Anderson pelo mesmo motivo que voce chama Clayton, por causa da empresa que fabricava a Claybom, uma vez meu pai e minha estavam viajando e passaram pela porta da sede (ou de uma filial) aqui no Brasil e gostaram do nome…

    Até mais.

  23. Fabia Says:

    Amei o texto… estava com a mesma dúvida e 98% das pessoas me sugeriram Luiza, mas também acho a letra Z carrancuda e está decidido… Luisa com S.


  24. QUANDO IMAGINEI O NOME DA MINHA FILHOTA, PENSEI EM MARIA LUÍSA, E APESAR DE MUITA GENTE DISCORDAR EM SER COM S EU DISSE QUE ACHAVA MAIS BONITO DO QUE COM Z, E AINDA MAIS AGORA SABENDO QUE É O CORRETO FICO MAIS FELIZ AINDA, DAQUI A A4 DIAS SE DEUS QUISER ELA NASCE…

  25. Maria Luisa Says:

    Meu nome é Maria Luisa e me irrita quando escrevem com Z,Além de mais bonito com S é a maneira correta de escrever,Amo meu nome e acho ele bem delicado!Não gosto de nomes compostos,porém o meu não fica esquisito nem extravagante,e Malú é um apelido muito fofo e remete minha personalidade 🙂

  26. Júlia Says:

    Se fosse eu , colocaria como L U I Z A . ! Obg

  27. Maria Luisa Says:

    Sou Maria Luisa e amo o meu Luisa com s… Cheguei a ser registrada com z, mas assim que meu pai saiu do cartório encontrou-se com um amigo “letrado”, que comprovou por “a + b” que o correto é s. Meu pai teve o cuidado de voltar ao cartório e pedir a retificação…

  28. Daniel Says:

    Adorei a matéria! A minha princesa se chamará Luiza (apesar de saber que não é a grafia mais correta), pois amo a música de mesmo nome Tom Jobim:
    Rua,
    Espada nua
    Boia no céu imensa e amarela
    Tão redonda a lua
    Como flutua
    Vem navegando o azul do firmamento
    E no silêncio lento
    Um trovador, cheio de estrelas
    Escuta agora a canção que eu fiz
    Pra te esquecer Luiza
    Eu sou apenas um pobre amador
    Apaixonado
    Um aprendiz do teu amor
    Acorda amor
    Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração

    Vem cá, Luiza
    Me dá tua mão
    O teu desejo é sempre o meu desejo
    Vem, me exorciza
    Dá-me tua boca
    E a rosa louca
    Vem me dar um beijo
    E um raio de sol
    Nos teus cabelos
    Como um brilhante que partindo a luz
    Explode em sete cores
    Revelando então os sete mil amores
    Que eu guardei somente pra te dar Luiza
    Luiza
    Luiza

  29. Gabriela Says:

    Amei o post!!
    Estou grávida e amo esse nome. Meu esposo tambem gosta bastante. Ainda nao sabemos o sexo, mas se for menina será um forte candidato!!
    E me pego sempre pensando se será com Z ou com S. E achei engraçado pois tenho o mesmo sentimento: acho o Z muito quadrado, grosseiro. Ja o S eh mais delicado e meigo!!
    Deus vos abencoe. Abraco


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: